quarta-feira, 9 de junho de 2010

Geografia

Religião indiana

A religião indiana é muito forte, pois esta região é um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos (80%), segue o hinduísmo.

Hinduísmo

O hinduísmo diferencia-se das outras religiões mundiais, por não ter, nem fundador, nem data de nascimento, nem credo fixo nem organização de espécie alguma e é formado por diferentes tradições e composto por diferentes tipos. O hinduísmo é a terceira maior religião, depois do cristianismo e do islamismo, com aproximadamente um bilião de fiéis, dos quais cerca de 905 milhões vivem na Índia e no Nepal. O hinduísmo é chamado frequentemente como a "religião mais antiga" ou a "mais antiga tradição viva".
O hinduísmo professa três deuses principais: Brama, que é a personificação masculina do Absoluto, pai e origem de todas as coisas, criador do Universo, Víxnu é a divindade solar que preside as coisas criadas, conservando-as e fazendo-as prosperar e Xiva que é chamado o "destruidor".
O hindu acredita na reencarnação das almas, depois da morte, segundo os méritos e acredita também na possibilidade de libertação do homem do ciclo da reencarnação. A ética hinduísta consiste em quatro noções: é preciso aspirar à virtude; a virtude é a prática da não-violência; tem se que sofrer pelos outros e os vícios conduzem ao destino demoníaco.
Os actos da vida dos hindus revestem-se dum carácter sagrado e devem obedecer a cerimónias precisas, públicas ou privadas:

• A oração deve fazer-se, pelo menos duas vezes por dia, ao nascer e pôr-do-sol.
• Recitam-se textos dos Vedas e oferecem-se flores e fogo à divindade a que se presta homenagem.
• Existem os brâmanes, sacerdotes que consagram a sua vida aos deuses.

Muitos rituais e festas acompanham a vida dos hindus, desde a sua concepção até à morte, passando pelo dom do nome, iniciação religiosa, casamento...

Sem comentários:

Enviar um comentário